O QUE É UM MEDICAMENTO MANIPULADO? Elaborado individualmente, um manipulado atende à prescrição médica personalizada e é produzido na composição e dosagem certa para cada paciente.

AS FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO SÃO IGUAIS ÀS HOMEOPÁTICAS? Um medicamento manipulado pode ser alopático ou homeopático. A alopatia é a medicina tradicional, que utiliza substâncias que produzirão reações no organismo doente para neutralizar os sintomas. A homeopatia tem como principal objetivo estimular a reação do organismo à doença, tratando o indivíduo com doses mínimas e não diretamente a doença. Ambas possibildades são reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A FARMáCIA MANIPULA A EXATA QUANTIDADE PRESCRITA PELO MéDICO? O paciente recebe o medicamente da maneira que a receita indica. O que pode dar essa impressão é a capacidade da embalagem, que muitas vezes não é utilizada por completo, mas o manipulado está perfeitamente alinhado ao pedido.

ALGUMAS FóRMULAS DEVEM SER CONSERVADAS ABAIXO DE 25ºC E/OU EM GELADEIRA. POR QUE ISSO ACONTECE? A sensibilidade à temperatura é uma característica comum de algumas substâncias, especialmente em formulações sem conservantes. Por isso algumas embalagens possuem um aviso no rótulo da fórmula para conservação em local fresco, assim podem manter suas propriedades no produto final com qualidade.